A ressonância magnética é um procedimento de imagem seguro e não invasivo, que utiliza um campo magnético para criar imagens detalhadas de determinada região do corpo.
Essas imagens permitem que os médicos visualizem órgãos, tecidos, ossos e outras estruturas, auxiliando no diagnóstico preciso de diversas condições. Não utiliza radiação e pode ser utilizada por mulheres grávidas.
Fonte: https://nav.dasa.com.br/blog/ressonancia-magnetica-do-cranio
A ecografia é um exame que obtém imagens internas do corpo a partir de ondas sonoras. O procedimento é feito por meio do transdutor, dispositivo que o profissional desliza sobre a pele do paciente com o auxílio de um gel.
Não existe diferença entre ecografia e ultrassonografia. São apenas termos distintos para o mesmo exame, que também é chamado de ultrassom.
Fonte: https://nav.dasa.com.br/blog/o-que-e-ecografia
O que é e para que serve a tomografia?
Trata-se de um exame indolor, não invasivo e que consegue captar imagens de alta resolução, em 360 graus, de diversas partes do nosso corpo, como ossos, cérebro, rins, entre outros.
É feita em uma grande máquina chamada tomógrafo, semelhante a um túnel com uma espécie de maca para que o paciente se deite.
Além de servir para visualizar órgãos do nosso corpo, a tomografia também é essencial no diagnóstico de doenças tanto de origem oncológica como neurológica em virtude de suas imagens serem de alta qualidade e precisão. Algumas delas são:
Devido ao grande poder de detalhamento, a tomografia é capaz de detectar nódulos ainda pequenos.
Fonte: https://nav.dasa.com.br/blog/tomografia
🟢 TODAS AS ALTERNATIVAS:
Entre as condições que o exame pode detectar estão:
Fonte: https://nav.dasa.com.br/blog/raio-x-do-torax
Qual exame detecta endometriose?
Diferentes exames podem auxiliar na detecção da endometriose.
Geralmente, os mais utilizados para o diagnóstico são: exame de toque, ressonância magnética de pelve e ultrassom vaginal com preparo intestinal.
O exame de toque é feito em consultório pelo ginecologista. Nesse procedimento clínico, o médico consegue perceber se a mulher sente dor e avaliar a presença de aderências e cistos de endometriose.
A ressonância magnética de pelve fornece imagens pélvicas detalhadas. Dessa forma, é possível identificar onde estão os focos de endometriose — ou seja, quais regiões do organismo a doença está atingindo.
O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é uma ultrassonografia comum, mas destinada especificamente a avaliar a presença ou não da endometriose.
Para isso, é necessário que a paciente siga as instruções do laboratório e do médico quanto à alimentação e à administração de medicamentos para que o intestino fique livre de gases no momento do exame.
Fonte: https://nav.dasa.com.br/blog/qual-exame-detecta-endometriose
🎉 Obrigado por participar desse quiz.
👇🏻 Que tal voltar e tentar de novo ou outro tema?
🎉 Obrigado por participar desse quiz.
👇🏻 Que tal voltar e tentar de novo ou outro tema?